Este conjunto escultórico descreve-nos harmoniosamente a Morte e Assunção de Nossa Senhora.
Compõe-se de dois planos sobrepostos.
No inferior, aparece Nossa Senhora deitada de costas, dormindo, de mãos postas sobre o peito, repousando sobre uma camilha inclinada, mais elevada a parte onde poisa a cabeça, com enxerga branca e almofada vermelha, rodeada de onze apóstolos.
A Senhora apresenta cabelos dourados, que descem em duas tranças ondulantes, contornando o rosto e chegando até ao peito pelo lado direito; ostenta um véu branco na cabeça, uma túnica cor de rosa de mangas compridas a cobrir-lhe o corpo e um manto azul que lhe cobre o ombro e peito esquerdos, passando pelas costas, reaparecendo em arco invertido sob o braço direito, até lhe cobrir, enrugado, as pernas e os pés.
Os apóstolos, de nimbo na cabeça, prostrados de joelhos e de mãos postas sobre o peito, inclinados em jeito de veneração e afeto sobre a Virgem, vestem manto vermelho, ou rosa, ou azul, ou castanho, sobre túnica azul, ou verde, ou rosa, ou branca, ou vermelha.
O segundo plano, é formado por uma nuvem azul clara, sustentada por quatro cariátides e em que afloram cinco cabeças aladas de anjos. Nossa Senhora pousa majestosa sobre a nuvem, de braços estendidos e mãos abertas, os olhos voltados para o alto, elevada por cinco anjos alados.
A Virgem Maria, de cabelos dourados e tranças compridas e soltas, veste, sobre uma comprida túnica roxa e sobre um lenço dourada enlaçado no peito e pendente no braço direito, um manto azul, orlado de ouro, que se desprende do ombro esquerdo em rugas flutuantes e soltas ao vento .
Curiosidade da peça descrita é a junção de dois momentos da vida de Nossa Senhora: a dormição ou morte; e a Assunção.
No entender do artista, todos os apóstolos (terá excluído Judas?! – daí aparecem apenas onze?!…) terão assistido à passagem de Nossa Senhora, da vida terrena, para a companhia visível da Trindade. Nas Sagradas Escrituras, como sabemos, não se confirma tal facto.
Mas não deixa de ser sintomático o sublinhar do afeto dos apóstolos para com Nossa Senhora e a presença deles em momento tão significativo.
Relativamente à Assunção de Nossa Senhora, é hoje um dogma da Igreja, proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950. Maria foi elevada em corpo e alma à glória do céu. Ela goza já da plenitude da redenção. Deus não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou para a humanidade o Senhor da vida. Unida a Jesus no sofrimento e na morte, associada estreitamente a Jesus no mistério da redenção, Maria está agora com Cristo ressuscitado e glorificado, exaltada por Deus como Rainha, à nossa espera e a interceder por nós. Ela é penhor seguro de que o homem triunfará da morte. E, estando no céu, garante-nos que… a bem-aventurança é possível!
Paulo Abreu