O museu
Diretor
O Diretor do Museu Pio XII é, desde 2002, o Cónego José Paulo Leite de Abreu.
Nasceu a 23 de outubro de 1959, em S. Pedro de Azurém, Guimarães. Em 1982, concluiu o curso de Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, tendo sido ordenado sacerdote no ano seguinte.
Em 1985, completou a Licenciatura em Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, tendo em 1996, obtido o doutoramento em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Atualmente, é presidente do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, diretor do Museu Pio XII e do Tesouro Museu da Sé, Deão do Cabido da Sé de Braga, vigário geral da Arquidiocese de Braga e moderador da Cúria, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Braga.
As suas áreas de especialização e interesse são a história da Igreja, história da arte, direito canónico e museologia, tendo publicado inúmeros artigos, livros e capítulos de livros.
Ao longo do seu percurso, desempenhou ainda funções como colaborador do jornal Diário do Minho, coordenador da Pastoral Universitária e reitor da Basílica dos Congregados em Braga.